Notícias

Grupo Chibatão investe R$ 262 milhões em logística no Amazonas

Considerado o maior complexo portuário da América Latina e responsável por 80% de toda a movimentação de cargas do Amazonas, o Grupo Chibatão investiu R$ 262 milhões para a melhoria da logística do Estado entre 2014 e 2015.

Exibe agora o maior píer flutuante do mundo, com 710 metros de comprimentos, com quatro novos guindastes que vão entrar em operação até dezembro deste ano; expansão do pátio para 360 mil metros quadrados, inaugurado no inicio de outubro, com capacidade de armazenagem de pelo menos três mil contêineres simultaneamente; aquisição de outros oito novos guindastes sobre rodas – RTG’s – com capacidade para 45 toneladas, além dos que já estão em operação.

Dessa forma, o processo de reestruturação do Grupo incluiu ainda na gestão profissional, visando à longevidade da organização, que possui 30 anos de mercado. Isso tudo caminhando na contramão da situação econômica do Brasil.

Hoje, o Grupo Chibão é formado por seis empresas familiares – Porto Chibatão, Tomiasi Transportes, ATR Logística, HTR Armazéns, Transportes e Logística, OGT Transporte, Terminais e Logística e J.F. Oliveira Navegação.

De acordo com o diretor-executivo geral do Grupo Chibatão, Jhony Fidelis, a capacidade da estrutura aumentou em 50% com a expansão. “O terminal operava com quatro navios; agora opera simultaneamente com seis”, explica.

Como se não bastasse, ainda no cais flutuante, foram instalados quatro novos guindastes fixos Liebherr LHM600 com capacidade para 50 toneladas e alcance de 58 metros cada. “Pretendemos criar melhores opções de armazenagem para o Polo Industrial e o comércio de Manaus. Com mais espaço, vamos poder evitar filas e acúmulo desordenado de produtos dos clientes”, explica o diretor-executivo geral do Grupo Chibatão, Jhony Fidelys.

O grupo também investiu pesado na capacitação de seus profissionais. O resultado, foi ter sido uma das empresas a receber o prêmio Ser Humano Ozeneide Casanova Nogueira, da Associação Brasileira de Recursos Humanos Amazonas (ABRH-AM), na modalidade Gestão de Pessoas, categoria empresa, com o programa Academia do Servir RH+Gestor, de capacitação, qualificação e treinamento de pessoal.

Um bom exemplo foi a criação da “Escola de Formação Continuada para Motoristas”, para capacitar e qualificar seus motoristas.

“A meta foi treinar, qualificar e formar a mão-de-obra com qualidade. O programa formará colaboradores de acordo com o perfil do Chibatão, capacitando-os para operar com segurança e eliminar os acidentes dentro e fora do Porto Chibatão” explicou Fidelis.

As turmas do curso, que teve duração de cinco meses e turmas de 15 alunos por vez, trabalharam com módulos educacionais de saúde e segurança, técnicos e comportamentais. Do total de 343 motoristas do grupo, 118 já participaram do projeto. A meta é que todos participem até o próximo ano.

Fonte: http://www.investimentosenoticias.com.br/noticias/negocios/grupo-chibatao-investe-r-262-milhoes-em-logistica-no-amazonas

Todos os direitos reservados - © Copyright 2016 -